sábado, 20 de outubro de 2012

O SONHO SE TORNOU REALIDADE



     Em 2006 deu-se início os primeiros passos na elaboração para a construção do Centro Pro Ribeirinho na cidade nova em Portel, um trabalho conjunto da liderança da APR e SAM. Um projeto que nasceu da necessidade de termos um local como referência para as famílias carentes do bairro da cidade nova. Passaram-se, aproximadamente, seis  anos até a conclusão das instalações necessárias para o desenvolvimento das atividades.


  Desde que  iniciou-se a construção, o Centro Pro-Ribeirinho vem promovendo eventos como: palestras; reuniões de caráter religioso; atendimento odontológico; treinamento em trabalhos artesanais; incentivo ao esportes e brincadeiras diversas para crianças, onde o foco principal é apontar o caminho para uma vida social equilibrada, em um bairro que já foi o mais violento da cidade. 



 Onde, em anos anteriores, muitos jovens e adolescentes tiveram suas vidas ceifadas por se envolverem com a marginalidade muito cedo. Também se busca recuperar a auto-estima de muitos ribeirinhos que deixaram seu local de origem, nos rios, para se estabelecer na cidade em busca de melhores condições de sobrevivência, o que para muitos foi só frustração. No terreno de 3.025 m2 está construído um prédio com 300 m2, contendo três amplas salas, uma cozinha, quatro banheiros, um escritório e um auditório; uma casa de hospedagem; um espaço para futebol; um espaço para vôlei e uma pequena quadra esportiva em construção. Através de uma doação foi possível a construção do muro do terreno, o que dará um pouco mais de segurança para as instalações.
     A equipe de trabalho é composta pelo pr. Abilio Barros da Costa, pr. Antonio Carlos C. Machado e Elizete Noronha da Silva. Colaboram conosco as irmãs Edineia Silva e Jozinete Primavera, membros da igreja local.
       Em 2011, o Centro Pró-Ribeirinho, recebeu o curso de Unihockey, numa parceria entre a APR e a Associação floorbal for all, ONG Suíça, com o treinamento de vinte e dois jovens, que tornaram aptos a conduzirem o esporte entre outros jovens e crianças.

Dois campeonatos já foram realizados e os jovens estão muito animados com esse novo esporte em Portel. Atualmente temos um total de 60 participantes nesse esporte, entre adolescentes, jovens e adultos. E sempre chega mais.
     
 O alvo para o próximo ano é promover, em parceria com outras entidades, treinamentos em confecção de artesanatos, informática, corte e costura e pintura em tecido para adolescentes e jovens, abrindo assim, uma oportunidade para que eles aprendam uma atividade que gere renda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário