sábado, 20 de outubro de 2012

LIDERANÇA NACIONAL


        Desde a sua fundação, o projeto SOS ribeirinho, como era conhecido, sempre foi dirigido por missionários vindos de outros países. Teve como fundador o pastor Heiri Aeberhard e sua esposa Elsbeth Aeberhard, missionários da SAM (Schweizer Allianz Mission) que chegaram à Portel no ano de 1993. Após a saída do casal, outros missionários coordenaram os trabalhos do projeto, sendo a última, a missionária alemã Johanna Brigitte Beck, em abril de 2007. Em junho de 2006 o projeto Pró-Ribeirinho torna-se Associação Pró-Ribeirinho, vindo a ser constituído de uma diretoria administrativa e uma secretária executiva. Com o retorno da missionária Johanna Brigitte Beck para seu país, foi indicado o nome de Daniel de Souza da Silva, membro da equipe local, para assumir a coordenação da agora então Associação Pro-Ribeirinho. Daniel de Souza da Silva é membro da Igreja Cristã Evangélica em Portel, e já vinha atuando nos trabalhos, auxiliando a missionária Brigitte Beck.
         Essa mudança na coordenação trouxe um desafio maior para toda a equipe do Pro-Ribeirinho, o de dar continuidade às atividades, de maneira a garantir que a missão não só conseguisse manter o trabalho espiritual, mas também desenvolver os trabalhos em outras áreas como a saúde e agricultura. Visto que no início, o projeto recebia muitas doações em medicamentos, vindos, principalmente da Alemanha e Suiça, e contava com a ajuda de muitos profissionais na área da saúde, as ações ou clínicas como costumamos chamar, eram mais freqüentes e sempre alcançavam um número grande de pessoas nos rios. Devido a algumas dificuldades burocráticas na alfândega de nosso país, não podemos mais receber medicamentos. A disponibilidade dos profissionais também tem sido outro entrave para que continuemos executando as ações como gostaríamos de realizar. O Pró-Ribeirinho sempre teve apoio de  profissionais que moram distante de nossa região, e hoje é mais difícil, para eles, ficarem em média uma semana longe de suas atividades, para nos auxiliarem em viagem pelos rios de nosso município.
         A agricultura também é outra frente de trabalho que desde o início a equipe do projeto tem-se empenhado na ajuda ao povo ribeirinho, na busca de alternativas que lhe possibilite uma vida mais digna. Pelo fato de nos últimos anos, a fonte de maior renda, que era a madeira, ter se esgotado e também pela pressão de se manter o que ainda resta de floresta, por parte do governo, é que a Associação Pró-Ribeirinho tem promovido treinamentos e intermediado a aquisição de materiais e sementes, incentivando os agricultores a diversificar sua produção, abrindo-se lhe assim um leque de oportunidades.
         Hoje temos conseguido colocar em prática alguns planos, nessas áreas. Conseguimos duas ações com dentista e um oftalmologista. Também avançamos com a implantação da criação de frangos, suínos e peixes. Dois locais estão servindo como modelo na implantação dessas atividades. Tem sido um grande avanço para nós.
         Esse período de nacionalização, pelo qual passa a missão, onde cada vez mais aumenta as responsabilidades da Associação Pro-Ribeirinho, pelo fato da SAM estar diminuindo sua contribuição como mantenedora, tem nos levado em busca de outras parceiras com governo local, igrejas e outras instituições. Apesar das respostas ainda serem tímidas, acreditamos que estamos no caminho certo. E estamos sempre receptivos a pessoas que queiram somar conosco nesse ministério em Portel, estado do Pará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário